quinta-feira, 17 de julho de 2008

Trabalhadores de Santo Amaro protestam contra desapropriações

Cerca de 400 pessoas, segundo estimativas da PM, realizaram uma passeata de uma hora e meia na Av. Adolfo Pinheiro em protesto contra as 147 desapropriações que o Metrô pretende fazer na região de Santo Amaro para a construção de um canteiro de obras da futura estação Adolfo Pinheiro, expansão da linha 5 – Lilás.

Esta foi a terceira vez, nos últimos três meses, que a Associação dos Lojistas e Trabalhadores da Adolfo Pinheiro (ALTAP) leva suas reivindicações às ruas do bairro. Todas com um único objetivo: conscientizar a população e reivindicar respostas do Governo do Estado, da Prefeitura e do Metrô sobre os motivos da desapropriação de uma área de 40 mil m2, ou o mesmo que a área da estação Sé. A medida pega quase dois quarteirões inteiros da Av. Adolfo Pinheiro, entre as ruas Isabel Schmidt, Padre José de Anchieta, Antônio Bento e São Benedito.

Desta vez, ao invés de ficarem concentrados em frente à Galeria Borba Gato, um dos imóveis da lista, os manifestantes percorreram, em trajeto de 400 metros, ida e volta, da avenida até o Largo Treze, onde outras desapropriações podem ocorrer. “A área já anunciada está destinada somente à construção de um mega canteiro de obras, mas não foram divulgadas amplamente as desapropriações necessárias para a construção da estação e de túneis de ventilação. Outros comerciantes do Largo Treze já começaram a receber discretamente pedidos de desocupação”,afirma Regina Büttner, presidente da ALTAP.

A medida do Metrô, anunciada sem qualquer discussão com a sociedade, ceifará 5 mil empregos diretos e milhares de outros indiretos das centenas de lojas, supermercado, escola de inglês, cursinho pré-vestibular, academia, empresa de call-center, agência dos correios e bancária que estão na lista de imóveis a serem desocupados. O sistema de saúde do bairro também será afetado, já que o prédio do ambulatório da Santa Casa, que atende 1.700 pessoas por dia, também será afetado.

Políticos comparecem e reunião com governo é confirmada

Desde que começou o movimento dos trabalhadores, políticos, entre deputados estaduais e vereadores da cidade, de diversos partidos como PV, PSOL, PT, PDT já aderiram à causa. No protesto desta quinta-feira, dia 17, o deputado estadual pelo PSOL, Carlos Giannazi, destacou a importância do movimento para continuar pressionando o governo, a prefeitura e o Metrô.

O deputado anunciou também a confirmação de reunião entre o deputado Barros Munhoz (representante do governo), Metrô, e as Associações dos trabalhadores do bairro para discutir a localização da estação Adolfo Pinheiro e uma possível alteração do projeto. O encontro está marcado para a próxima terça-feira, dia 22 de julho, às 10h, no teatro Paulo Eiró.

Nenhum comentário: