sexta-feira, 11 de julho de 2008

Metrô sim, desapropriações não!!!

Tentando desmoralizar o movimento dos santamarenses, muitos políticos e entidades sociais afirmam que nossa luta é contra o metrô na região. Muito pelo contrário! A chegada do metrô já era esperada há 40 anos por todos nós, desde que o bonde “Santo Amaro – Praça João Mendes” foi desativado em 1968, para a implantação da que seria a primeira linha do metropolitano de São Paulo. Algumas mudanças no projeto da linha 5 –Lilás feitas de última hora – ainda no início de 2008 – e sem qualquer consulta prévia com a população desencadearam a luta da Associação. Uma batalha em defesa dos interesses do bairro de Santo Amaro.

Entenda o caso

No dia 8 de abril de 2008, o governo Estadual divulgou uma lista com 147 imóveis de dois quarteirões da Av. Adolfo Pinheiro entre as ruas Isabel Schmidt, Padre José de Anchieta, Antônio Bento e São Benedito (uma área de 40 mil m2) que seriam desapropriados para a construção da futura estação Adolfo Pinheiro da Linha 5 – Lilás do metrô.

Sem qualquer consulta prévia feita com a população do local, a notícia do iminente despejo, datado inicialmente para o mês de setembro, caiu como uma bomba para lojistas e trabalhadores dos estabelecimentos listados, muitos deles há mais de 30 anos no local. Entre os imóveis estão a galeria Borba Gato com quase cem lojas, supermercado, academia, cursinho pré-vestibular, empresa de call-center, agência bancária e dos correios, academia, clínicas médicas e odontológicas, que geram 10 mil empregos direta e indiretamente.

Contra esta atitude do Metrô, autoritária e de interesses duvidosos, a população do bairro de Santo Amaro se uniu nestes últimos meses e passou a questionar o Metrô, em defesa dos interesses de Santo Amaro. Desde o começo do movimento, procura-se esclarecer a posição dos manifestantes: não somos contra a chegada do metrô, reconhecida por todos como a única alternativa para o fim do caos do trânsito na cidade de São Paulo e na região sul da cidade, mas somos a favor da mudança do local da estação.

Nenhum comentário: