quarta-feira, 2 de julho de 2008

Conheça a história da Galeria Borba Gato

GALERIA BORBA GATO
PATRIMÔNIO DE SANTO AMARO
(Avenida Adolfo Pinheiro, nº 384, Santo Amaro, São Paulo - SP – CEP: 04734-000)

Criada em uma área livre que as crianças do bairro de Santo Amaro utilizavam para brincadeiras, a galeria Borba Gato começou a ser construída em 1961. A idéia de juntar vários estabelecimentos comerciais num mesmo lugar foi trazida pelos imigrantes alemães e italianos que vieram para o bairro, mais antigo que a própria cidade de São Paulo.

A construção do empreendimento foi concluída somente no ano de 1964 e foi atribuída a ele este nome em referência à estátua de Borba Gato, inaugurada no ano anterior, em homenagem ao IV centenário de Santo Amaro. Em 28 de julho do ano de 2008, a galeria com o nome do bandeirante paulista completará 47 anos de história, a contar desde o início da construção.

Uma história que foi iniciada pela boutique Paris-Roma, primeira loja a ser montada no local. Outros estabelecimentos seguiram a boutique e em pouco menos de oito anos todas os 98 espaços da galeria estavam ocupados. Muitas destas lojas continuam fazendo a história da galeria até hoje, como a papelaria Alcântara, cujo dono está na local há 41 anos; a Pastelaria Hong Kong, com 43 anos; o Instituto de Beleza Flôr de Lis, também com 43 anos; a ótica Boavista, com 40 anos; e a boutique Liége, com 38. Também na galeria foi montado o primeiro cinema da região, com capacidade para 750 espectadores.

Naquela época não havia ainda na cidade nenhum shopping center, nem mesmo o Iguatemi, e o novo conceito de comércio introduzido em Santo Amaro atraía gente de todas as partes da cidade, como Chácara Flora, Brooklin e Granja Julieta. Era um tempo em que ainda passava o bonde Santo Amaro – Praça João Mendes pela Av. Adolfo Pinheiro. Ele só foi desativado em 1968, com a promessa de que viria para a região um transporte mais moderno: o metrô, que teria na região Sul a primeira linha da cidade de São Paulo.

O metrô não chegou, mas o quarteirão onde está a galeria se desenvolveu e mostrou ter uma vocação comercial. Hoje estão instalados nesta quadra bancos, agência dos correios, academia, escola de idiomas, clínicas médicas e supermercado. Isso sem levar em conta a quase centenária quantidade de estabelecimentos da galeria: são salões de beleza, pastelaria, lotérica, lanchonetes, papelaria, butiques, óticas, loja de CDs de música, de eletrônicos, de celulares, de moda masculina e feminina, escritórios de advocacia, consultório odontológico, auditório, etc.

A galeria passou ainda por uma reforma em 1995, quando foi totalmente coberta, criada uma nova escada de acesso às salas do pavimento superior e o piso foi trocado, mas a arquitetura foi mantida. É este patrimônio de Santo Amaro, junto com as centenas de empregos mantidos neste local que queremos preservar.

2 comentários:

Associação Santo Amaro em Ação disse...

SOMOS LOJISTAS EM SANTO AMARO - SOMOS A FAVOR DO METRÔ E CONTRA A ESPECULAÇÃO IMOBILIARIA , QUE E DEVASTADORA E INJUSTA COM A POPULAÇÃO.


BINA

Mauro disse...

Parabéns Pela iniciativa!


Matrô. Sim, queremos urgente.
Especulação imobiliária e descaracterização de Santo Amaro NÃO !!!!!!!!!!